Criatividade e Filosofia: para uma abordagem lúdica dos pensamentos crítico e criativo

Coimbra, ESEC

27 de Maio de 2017.

Duração: 8 horas

Horário: 09h00m/13h00 e 14h00/18h00 

Inscrições encerradas.

A filosofia para crianças surge pelas mãos de M. Lipman e tem vindo a conquistar adeptos no mundo da educação. O programa curricular desenvolvido pelo professor de lógica prevê o contacto com textos com intencionalidade filosófica. Desde então, a investigação e a prática nesta área têm vindo a conquistar a confiança e a aposta por parte de educadores e professores.

Um pouco por todo o mundo acontecem projectos onde a filosofia (para crianças) é convidada a marcar presença. Portugal não é excepção.

As aulas ou oficinas onde estas práticas são integradas transformam-se numa espécie de "ginásio" onde podemos treinar competências do pensamento: crítico, criativo, cuidativo e colaborativo. Os participantes experimentem um espaço e um tempo em que o convite é o de "parar para pensar". Sem pressas, desfrutando do poder do diálogo e da humildade da partilha das ideias.

Objetivos 

  • Identificar as linhas gerais da filosofia para crianças;
  • Identificar linhas gerais do pensamento lateral, bem como da técnica de criatividade de E. Bono (seis chapéus do pensamento);
  • Reflectir sobre as aplicabilidades das metodologias em contextos diferenciados.

Conteúdos

  • Lipman, Brenifier e outros autores de referência? (2h)
  • 4 C's: pensamento crítico, criativo, colaborativo e cuidativo (2h)
  • Criatividade: Edward de Bono e os seis chapéus do pensamento (2h)
  • A prática em diferentes contextos (2h) 

Destinatários

Educadores; Professores do Ensino Básico; Animadores, terapeutas e outros profissionais afetos a estruturas de acompanhamento educativo de crianças e jovens.

Formadora

Dra Joana Rita ( Licenciada em Filosofia. Mestre em Gestão de Recursos Humanos. Facilitadora de filosofia para crianças desde 2008. Formadora (CAP e CCPFC). Certificada no método Six Thinking Hats® em 2007 (Edward de Bono). Frequenta o mestrado em Filosofia para Crianças e Jovens.)

Coordenadores

 Doutor Fernando Martins; Mestre António Leal (Docentes da ESEC)

 Custo 

Público em Geral: 100,00€ *

Desconto de 20% para entidades com acordos de coorperação com o Instituto Humanus (ESEC; APDASC; APTO; APTSES) .  

Nota: Para estudantes da Licenciatura de Animação Socioeducativa e Educação Básica, da ESEC serão disponibilizadas 5 bolsas no valor de 75€/cada.

Mais Informações

E-mail: formacao.ih@gmail.com.