Curso de Introdução à Direcção de Bandas Filarmónicas

Coimbra, ESEC

1ª edição: a decorrer

2ª edição: A iniciar em Setembro de 2017.

Nota: A selecção para a frequência da formaçao, sé é realizada após uma breve entrevista inicial ao candidato.


Duração

52h - 4 horas por semana X 13 semanas


O Curso de Introdução à Direcção Musical de Bandas Filarmónicas é sediado nas instalações da ESEC e é promovido e dinamizados pela IHUMANUS/ESEC. O CIDMBF constitui uma oferta formativa destinada a músicos amadores, a estudantes de música do ensino complementar e/ou superior, a instrumentistas e a cantores de grupos amadores cujo objectivo seja ter contacto com uma experiência de formação inicial, com uma forte componente prática, na técnica da direcção musical de bandas filarmónicas. Será uma formação de curta duração, correspondentes a um semestre de 13 a 15 semanas (1 semestre) - 26 a 60 horas - teórico-práticas.


Objectivos

- Desenvolver a capacidade do uso do gesto e da linguagem corporal para coordenar e inspirar a interpretação musical de um grupo de instrumentistas.

- Potenciar o conhecimento dos instrumentos musicais, das suas características acústicas, extensão, capacidade sonora, transposição e limitações.

- Desenvolver a capacidade de análise musical orientada para a interpretação musical e para uma efectiva organização do trabalho de ensaio.

- Desenvolver a capacidade de pesquisa e escolha de repertórios com base em critérios de disponibilidade de instrumentistas, grau de desenvolvimento técnico dos mesmos, objectivos pedagógicos e qualidade artística.

- Desenvolver competências básicas ao nível de adaptação de obras musicais para um agrupamento instrumental específico com recurso a técnicas de arranjo e re-orquestração.

Conteúdos

- Padrões de direcção e suas variantes, 4h

- Organologia, 4h

- Aplicação dos padrões de direcção em exemplos práticos, 8h

- Trabalho de análise formal de obras musica e sua aplicação na preparação e estudo de partituras, 8h

- Repertórios - que tocar, como escolher e onde pesquisar, 3h

- Instrumentação e arranjos, 8h

- Trabalho prático de ensaio e de preparação de um concerto, 17h

Destinatários

Músicos amadores, estudantes de música do ensino complementar e/ou superior, a instrumentistas e a cantores de grupos amadores.

Maestro Formador do CIDMBF 2017

André Granjo

Direção Artística do CIDMBF 2017

César Nogueira

Participação

OSC - Orquestra de sopros do Centro

FFDC - Federação das Filarmónicas do distrito de Coimbra


Mais Informações:

Email: formacao.ih@gmail.com