Workshop "Tocar com Conteúdos"

Coimbra, ESEC

20 de Maio de 2017

Duração: 8 horas

Horário: 09h00m/13h00 e 14h00/18h00

Inscrições: https://form.jotformeu.com/63195671155359 , até 13/05/2017.

Nos dias de hoje, as crianças têm o seu tempo ocupado com a forma de atingirem metas de todo o tipo e a agenda preenchida com atividades extra-escolares. O tempo para disfrutar aquilo que é realmente importante na infância -brincar, estar com a família, imaginar, criar, descobrir por si só, sem pressas - é escasso.

Criar momentos, integrados no contexto escolar ou familiar, para promover todos estes aspetos importantes para as crianças, é pois uma preocupação que todos devemos ter. Segundo o relatório da OCDE(2015), é importante desenvolver competências pessoais, emocionais e relacionais, precocemente, para abrir caminho para o sucesso das aquisições cognitivas.

Sendo o toque positivo fundamental para o desenvolvimento da criança, como forma de comunicação e ligação, permite estabelecer relações confiantes e securizantes, as quais se vão refletir para toda a vida.

A utilização de atividades de toque permite trabalhar inúmeros conceitos e domínios de diferentes áreas do desenvolvimento e do currículo escolar. Promover práticas criativas e muito lúdicas, promovendo uma aprendizagem muito mais motivada, que se vai refletir na construção de resultados na futura cidadania das crianças.  

Objetivos 

  • Promover a prática de atividades de toque positivo nas crianças;
  • Adquirir conhecimentos sobre o desenvolvimento infantil dos 3 aos 9 anos;
  • Analisar a evidência científica referente à prática e benefícios da massagem em crianças;
  • Conhecer as orientações programáticas para o Pré-Escolar e 1º ciclo;
  • Adaptar os conteúdos curriculares às atividades de toque e às idades das crianças;
  • Promover a identificação das necessidades e do planeamento das atividades de toque;
  • Selecionar estratégias de intervenção e avaliação das atividades de toque;

Destinatários

Professores, Educadores de infância, Animadores socioeducativos, Psicomotricistas, Psicólogos, Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais, e outros profissionais ou alunos das áreas da saúde ou educação. 

Formadora

Sílvia Conde (Licenciada em Fisioterapia pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão, em 1991, Instrutora de Massagem Infantil (CIMI) - desde 2002, Fisioterapeuta no Colégio Oficina Divertida desde 2003, Formadora em Cursos EFA - desde 2005, Fisioterapeuta responsável pelo centro Barrigas a Crescer, na área da educação pré e pós-natal - desde 2005, Co-autora do projeto Tocar com Sabores, desenvolvido com crianças dos 3 aos 6 anos em Jardim-de-Infância - desde 2009, Formadora de Instrutores do Programa de Massagem nas Escolas - desde 2012 e Formadora creditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Continua - registo CCPFC/RFO 34578/14 de 19 de Maio de 2014 .

Coordenadores

Mestre Andreia Santos( Ex-aluna ESEC); Mestre António Leal (Docente da ESEC)

Custo

Público em Geral: 120,00€ *

Desconto de 20% para entidades com acordos de coorperação com o Instituto Humanus (ESEC; APDASC; APTO; APTSES) .

Mais Informações

E-mail: formacao.ih@gmail.com.