O Cuidador no Acolhimento de Crianças e Jovens em Risco - Nível I

Coimbra, ESEC

1.ª edição: 29 de outubro, 12, 19 e 26 de novembro (sábados) das 14h00 às 18h00

Caso esteja interessado em realizar esta formação numa próxima edição, contacte-nos através do e-mail: formacao.ih@gmail.com

Em Portugal, o acolhimento residencial é o destino de cerca de oito mil e quinhentas crianças e jovens em risco, que normalmente são retirados às famílias, para delas serem protegidos. Normalmente associadas a Lares de Infância e Juventude (LIJ) ou Centros de Acolhimento Temporário (CAT), as casas de acolhimento devem assumir-se como espaços onde é devolvido o direito a crescer num ambiente harmonioso, equilibrado e securizante, tornando-se fundamental o desempenho dos cuidadores que lá prestam serviço.

Com o aumento do número de sinalizações por parte das Comissões de Protecção de Crianças e Jovens em risco, vislumbra-se que cada vez mais sejam necessários profissionais (equipa técnica, educativa, auxiliares, etc.) para fazerem face a estas necessidades. Observando a importância dos cuidadores na criação de vínculos, enquanto factores de protecção, mas igualmente como garantia de um acolhimento menos assistencialista e mais educacional, nasce esta formação, com o objectivo de ser geradora de constructos que permitam percepcionar melhor o papel dos cuidadores num contexto de promoção e proteção de crianças e jovens em risco acolhidas.

Objetivos

- Reconhecer a importância da protecção de crianças em risco, à luz de modelos multidisciplinares e holísticos;

- Compreender o impacto da vivência em acolhimento residencial, no desempenho escolar e na inclusão social;

- Analisar o papel dos profissionais em casas de acolhimento de crianças e jovens em risco.

Conteúdos

- Realidade atual, evolução histórica e comparativo internacional das respostas sociais para crianças em risco;

- Perceções da vivência em acolhimento residencial;

- Boas práticas na institucionalização;

- Importância da vinculação e humanização no acolhimento residencial;

- O papel dos cuidadores de crianças em acolhimento residencial;

- Acolhimento assistencialista/terapêutico;

- Autonomização de jovens acolhidos.


Destinatários

Alunos da ESEC (independentemente do curso/ano); Animadores, terapeutas e outros profissionais afetos às estruturas de acolhimento de crianças e jovens.

Formador

Prof. Doutor João Pedro Gaspar (Doutor em Psicologia da Educação - tese em autonomização de jovens acolhidos; Professor, Investigador, Mentor da Plataforma PAJE - Apoio a Jovens (Ex)acolhidos; See curriculum at: http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=1993524683897224

Coordenador

Professor Doutor João Vaz; Mestre António Leal e Professor Doutor Virgílio Correia

Valor de Inscrição

Público em Geral: 130,00€

Nota: Para estudantes da Licenciatura de Animação Socioeducativa, serão disponibilizadas 5 bolsas no valor de 100€/cada.


Mais Informações:

Email: formacao.ih@gmail.com