Avaliação Neuropsicomotora

Coimbra, ESEC

1ª edição (8h) - 9 Julho 2016 

2.ª edição (16h) - 11 e 18 de Março de 2017

 Nota: A segunda edição contou com dois módulos e a duração de 16 horas. Poderam optar pelos 2 dias ou por 1 dos dias. Quem se inscreveu na 1.ª edição da formação pôde inscrever-se para o dia 18, completando também as 16h de formação. O dia 11 foi leccionado pela Dra. Gabriela Almeida e o dia 18 pelo Dr. Guilherme Parreiral.


Nos últimos anos, temos assistido em Portugal a um aumento significativo de uma nova prática - a Reabilitação Psicomotora. Na conquista de um espaço terapêutico e da sua própria Identidade no seio de um grupo com diferentes especializações funcionais que trabalham para alcançar um objetivo comum o psicomotricista emerge como novo elemento.

Destinado aos profissionais mas igualmente aos estudantes em Psicomotricidade, esta formação propõe uma apresentação das Funções neuropsicomotoras na dinâmica geral do desenvolvimento da criança. A prioridade é assim realçada nos principais instrumentos de avaliação utilizados nesta área. Este interesse prende-se com a necessidade de intervir nos diferentes contextos institucionais (Associações, Centros de Desenvolvimento, de Reabilitação), defendendo a importância de um instrumento específico e privilegiado do psicomotricista.

De acordo com o Fórum Europeu de Psicomotricidade o Psicomotricista tem, como competências principais, realizar a avaliação psicomotora num setting específico, usando instrumentos qualitativos e quantitativos (observação clínica, testes e protocolos); fazer diagnósticos psicomotores que indicam: habilidades psicomotoras, problemas psicomotores e qualidade do movimento, em todas as idades.

Objectivos

  • Compreender conceitos teóricos e teórico-práticos sobre a avaliação neuropsicomotora;
  • Compreender e aplicar os princípios gerais da avaliação neuropsicomotora, numa vertente qualitativa, de acordo com as competências definidas pelo Fórum Europeu de Psicomotricidade;
  • Descrever e relatar, usando uma linguagem técnica e comum aos profissionais da área, os problemas psicomotores da criança.
  • Desenvolver competências psicomotoras específicas na elaboração do Coeficiente de Desenvolvimento.
  • Evidenciar os principais itens das Funções Neuropsicomotoras
  • Desenvolver um trabalho clínico destinado aos profissionais ou aos estudantes tendo  um mínimo de conhecimentos de base sobre avaliação psicomotora.


Formadores

Professora Doutora Gabriela Neves de Almeida (Psicomotricista e Docente; Doutorada em Motricidade Humana ' Reabilitação (FMH-UL); Mestre em Reabilitação Psicomotora (FMH-UTL); Perita em Psicomotricidade pelo Fórum Europeu de Psicomotricidade)

Dr. Guilherme Parreiral: Licenciado em Reabilitação Psicomotora (FMH - UTL) - Equivalência do Diploma de Estado Francês de Psicomotricista (Universidade Paris 16) , em Pós- graduação em Neuropsicologia Clínica do Adulto (ISMAIA), especialização em Intervenção na Paralisia Cerebral (líder de formação em equitação terapêutica, hidroterapia, e em processo de orientador de estágio  curricular, de mestrado e profissional).

Custo

Pelos 2 dias de formação: 130€;

Por 1 dos dias de formação: 65€.


Mais informações:

Email: formacao.ih@gmail.com